LUIZ PHILIPPE Carneiro de Mendonça nasceu em 23 de junho de 1957 em Minas Gerais, filho de uma família muito ligada às artes e aos artistas. Seus avós e seus pais eram colecionadores de arte antiga e moderna. Passou a infância morando numa usina de ferro pertencente à família. Durante os anos 60, seu pai, então diretor do Museu de Arte Moderna de Belo Horizonte (Museu da Pampulha), propicia os primeiros contatos com o mundo das artes. Nesse período conheceu o atelier de Guignard em Ouro Preto e conviveu intensamente com Frans Krajcberg, com quem mantém contato até hoje.

Graduou-se em Desenho Industrial em 1978 pela Escola Superior de Artes Plásticas da Fundação Universidade Mineira de Arte. Entre 77 e 81 foi sócio num estúdio de design, onde realizou diversos trabalhos gráficos.

Paralelo à profissão de designer, e desde sempre, exerceu atividades na área das artes plásticas, seja desenho, pintura, escultura e fotografia.

Casou-se em 1982 com Candida Andrade, com quem tem dois filhos, e foram passar uma temporada em Paris. Lá trabalhou durante um ano num importante estúdio de design, tendo participado de vários projetos nas áreas de produto, embalagem e gráfica, além de aprimorar a técnica em ilustração. Durante a permanência na França, o casal teve como residência o atelier de Krajcberg, em Montparnasse, gentilmente cedido pelo artista.

Em 1984 estabelece-se com a família no Rio de Janeiro e a partir de 88, até 2007, passa a morar e trabalhar num casarão do século XIX no Cosme Velho, que pertenceu ao avô historiador, cuja atmosfera vem influenciar diretamente o seu trabalho.

Atualmente tem seu atelier em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

CONTATO COM O ARTISTA

Luiz Philippe Carneiro de Mendonça
Atelier: Rua Chaves Faria, 363
São Cristóvão
Rio de Janeiro  RJ  20910-140
Tel: 2580 5073
2239 0746 (res.)
luizphilippecm {arroba} gmail {ponto} com



%d bloggers like this: